Ingresso: A partir de 08 anos completos.
Curso completo: 6 niveis
Objetivos Gerais:
Dar base ao aluno sobre o estudo da técnica instrumental, dos processos de interpretação musical, do repertório específico e abordagem histórica sobre o instrumento trompete.
Objetivos Específicos:
O curso visa propiciar aulas individuais do instrumento trompete aos alunos envolvidos, fornecendo assim capacitação técnico-artística e complementação curricular pertinente à área musical.
O professor propõe, com fundamentação metodológica e bibliográfica, o desenvolvimento do aluno como instrumentista. Assuntos de ordem musical interpretativa também serão tratados em aula, permitindo desta maneira o contato do aluno com variados períodos e estilos musicais, enriquecendo desta forma a qualificação do mesmo perante o mercado de trabalho de um instrumentista.
Os primeiros trompetes eram feitos de um tubo de cana, bambu, madeira ou osso e até conchas, e só mais tarde se fizeram de metal. Embora os trompetes sejam instrumentos de tubo essencialmente cilíndrico, há trompetes extra-europeus (por exemplo, as do antigo Egito) que são nitidamente cônicos. Os mais primitivos eram usados à maneira de um megafone, para fins mágicos ou rituais: cantava-se ou gritava-se para dentro do tubo para afastar os maus espíritos.
Vários instrumentos, hoje obsoletos, foram construídos como resultado de invenções e tentativas, até ao aparecimento dos pistões em 1815. Surge então uma nova era, não só para o trompete como também para outros metais.